Dia Mundial dos Animais de Rua: histórias que revelam um problema ainda alarmante no Brasil

De acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil, o país tem cerca de 4,8 milhões de cães e gatos vivendo em condição de vulnerabilidade, entre animais abandonados ou que não possuem um responsável definido.

O cenário evidencia que o problema vai além do resgate. Especialistas apontam que a adoção responsável, a conscientização e a educação sobre convivência com os animais são fatores fundamentais para reduzir os casos de abandono.

Na prática, essa realidade também aparece em histórias que começam nas ruas e mudam de rumo quando alguém decide cuidar. É o caso de três cães que hoje fazem parte da vida da nossa diretora, Mariana Vanetti. 

O primeiro deles é o Magrelo, que começou a aparecer diariamente em frente à casa da família, magro e procurando comida no lixo, até que passou a receber cuidados e acabou ficando de vez. Já o Rabito vivia nas ruas e foi resgatado em estado de saúde delicado, precisando passar por cirurgia e por um período de recuperação. A terceira história é a da Dorinha, uma cadela que também vivia na rua e foi encontrada extremamente debilitada, praticamente sem forças. Resgatada a tempo, passou por tratamento e cirurgia, e hoje, cerca de 17 anos depois, é um exemplo de resistência e de como o cuidado pode transformar destinos.

Histórias como essas ajudam a ilustrar um ponto importante dentro do debate sobre abandono animal. Muitas vezes, a mudança na vida de um animal começa com um gesto simples: parar, observar e oferecer ajuda. 

Cuidar, faz parte da nossa essência Zawar.

share it:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *